segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Poderes Mentais

Você dispõe de incríveis poderes mentais que, em geral, não usa plenamente. Ao estabelecer sistematicamente metas de vida e fazer planos para alcançá-las, economizará anos de trabalho duro para atingir os mesmos patamares de sucesso. O estabelecimento de metas permite-lhe fazer uso muito maior de seus poderes mentais do que a maioria das outras pessoas.

Sua mente consciente é o "escritório central" de sua vida. Seu papel é lidar com as informações existentes em seu ambiente, identificá-las, analisá-las e compará-las com outras informações; em seguida, decidir que medidas tomar.

Mas é seu subconsciente que detém os maiores poderes para capacitá-lo a realizar muito mais do que jamais conseguiu. Pelo menos 90% de seus poderes mentais encontram-se "sob a superfície". É fundamental que você aprenda a explorar esses poderes para motivar, estimular e impulsionar a si mesmo em direção à concretização de suas metas.


Programe-se com metas

Seu subconsciente funciona melhor quando dispõe de metas claras, tarefas específicas, medidas deliberadas e prazos bem estabelecidos. Quanto mais desses elementos você programar em seu computador subconsciente, melhor será o desempenho deste seu equipamento mental e mais você conquistará em menos tempo.

À medida que você estabelece suas metas e começa a persegui-las, é fundamental que estabeleça uma série de referenciais ou unidades de medida de que fará uso para avaliar seu progresso, dia após dia e hora após hora. Quanto mais claras e específicas forem as medidas que você estabelecer para esta avaliação, maior será a precisão com que atingirá seus alvos dentro do prazo.

Seu subconsciente precisa de um "sistema de pressão", formado por prazos estabelecidos por você mesmo para a realização de tarefas e a consecução de metas. Sem este sistema de pressão, torna-se fácil para você adiar tarefas importantes para muito depois, se é que chega a desempenhá-las.


Três chaves para o desempenho máximo

As três chaves para o desempenho máximo na consecução de suas metas são compromisso, completude e conclusão.

Quando você assume um compromisso sério de alcançar determinada meta, descartando todo tipo de justificativa, é como se pisasse no acelerador de seu subconsciente. Passará a ser mais criativo, determinado e concentrado do que jamais foi. Os grandes homens e as grandes mulheres são aqueles que assumem compromissos claros e inequívocos e se recusam a arredar pé, aconteça o que acontecer.

A completude é o segundo ingrediente do desempenho máximo. Existe uma enorme diferença entre executar 95% e 100% de uma determinada tarefa. É muito comum que as pessoas trabalhem duro até chegar ao nível dos 90% ou dos 95% para, em seguida, relaxar e adiar a conclusão da tarefa. Esta é uma tentação contra a qual você deve lutar. Deve permanentemente se forçar e se disciplinar a resistir a esta tendência natural e a caminhar sem hesitação até a conclusão da tarefa.


A "droga maravilhosa" da natureza

Toda vez que conclui uma tarefa de qualquer tipo, seu cérebro libera uma pequena quantidade de endorfinas. Esta morfina natural proporciona-lhe uma sensação de bem-estar e satisfação. Ela faz com que se sinta feliz e tranqüilo. Estimula sua criatividade e ajuda a desenvolver sua personalidade. É a chamada "droga maravilhosa" da natureza.

Quanto mais importante for a tarefa que concluir, maior será a quantidade de endorfinas liberada por seu cérebro — algo muito parecido com uma recompensa pelo sucesso e pelo trabalho realizado. Com o tempo, é possível que você adquira uma dependência positiva das sensações de bem-estar que recebe desse "afluxo de endorfina".

Mesmo quando conclui uma tarefa pequena, sente-se mais feliz. Quando conclui uma tarefa grande, sente-se mais feliz ainda. À medida que vai dando passos para a consecução de uma tarefa importante, você recebe, a cada etapa alcançada, um afluxo de endorfina. Sente-se constantemente feliz e eufórico quando está trabalhando com afinco para a realização de um trabalho importante.


Crie o sentimento de vitória

Todo mundo quer se sentir vencedor. Mas para se sentir como vencedor é preciso vencer. Você pode sentir o que é ser um vencedor ao executar 100% de uma tarefa. Quando consegue fazê-lo repetidas vezes, acaba adquirindo o hábito de levar até o fim as tarefas que empreende. Quando este hábito de concluir as tarefas se sedimentar, sua vida começará a melhorar de uma maneira que hoje você sequer é capaz de imaginar.

Em psicologia, o contrário também é verdadeiro. As "ações incompletas" são uma das maiores fontes de estresse e angústia. Na realidade, a maior parte da infelicidade que as pessoas sentem deve-se ao fato de que não conseguiram se disciplinar para persistir e levar à conclusão alguma tarefa ou responsabilidade importante.

Texto extraído do livro Metas, de Brian Tracy

Extraído de: http://www.despertardamente.com.br/s/artigos/poderes-mentais-793.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Onde eu não estou
as palavras me acham."
Manoel de Barros

Olá! Fico muito feliz pela sua visita! Responderei ao seu comentário por aqui, portanto volte logo, sim?
Um abraço apertado a todos que por aqui passarem!
Déia
PS: Não esqueça de deixar o link do seu blog no Mural de Devaneios (Mural de Recados) para que eu possa retribuir sua visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Analytics