segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Uma prova de Amor

   Ontem assisti o filme Uma prova de amor (My sister's keeper), de Nick Cassavetes.


   Imaginei que seria apenas mais um filme "água com açúcar", com um roteiro piegas e melodramático.
Ledo engano. 

   Não há como ficar indiferente à narrativa de Anna (Abigail Breslin), uma menina de 11 anos, concebida geneticamente para corrigir as deficiências do corpo doente da sua irmã mais velha:

"Quando eu era criança, minha mãe disse que eu era um pedacinho do céu, que veio a este mundo e que ela e o papai me amavam muito. Mas só depois percebi que não era bem verdade. Fui projetada. Nasci por um motivo especial. Um cientista uniu o óvulo da minha mãe e o esperma do meu pai para fazer uma combinação genética específica para salvar a vida da minha irmã.Às vezes me pergunto o que aconteceria se a Kate fosse saudável. Ainda estaria no céu ou algum lugar do tipo, esperando para me unir a um corpo aqui na Terra. Mas, coincidentemente ou não, aqui estou."
  O filme retrata, com delicadeza e sensibilidade, temas complexos e atuais da bioética sem recorrer a tragédias apelativas e melodramáticas, mas elaborando um drama denso, com uma narrativa instigante e envolvente, costurada em flashbacks a partir da luta íntima das principais personagens: Anna, sua irmã Kate, sua mãe Sara, seu irmão Jesse e seu pai Brian.



   
É um filme sensível e inspirador, que nos coloca sérios e profundos questionamentos e nos desafia a abrir mão de julgamentos pré-concebidos, na medida em que nos faz mudar constantemente de opinião sobre quem, supostamente, estaria certo ou errado...





Vale cada um dos seus 109 minutos de duração!



Sinopse: A pequena Anna não é doente, mas bem que poderia estar. Por treze anos, ela foi submetida a inúmeras consultas médias, cirurgias e transfusões para que sua irmã mais velha Kate pudesse, de alguma forma, lutar contra a leucemia que a atingiu ainda na infância. Anna foi concebida para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida de Kate, papel que ela nunca contestou... até agora. Tal como a maioria dos adolescentes, ela está começando a questionar quem ela realmente é. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre teve sua vida definida de acordo com as necessidades da irmã. Então, Anna toma uma decisão que seria impensável para a maioria, uma atitude que irá abalar sua família.
FICHA TÉCNICA
Diretor: Nick Cassavetes
Elenco: Cameron Diaz, Alec Baldwin, Abigail Breslin, Walter Raney, Sofia Vassilieva, Heather Wahlquist, Jason Patric, Evan Ellingson.
Roteiro: Nick Cassavetes, Jeremy Leven
Duração: 109 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Drama
Assista ao trailler do filme:


4 comentários:

  1. Ola.
    Ja faz algum tempo que vi este filme mais até hoje me pergunto que se fosse eu no lugar da Anna o que eu faria.
    Tenho um serio problema de família por desde pequena achar que a minha irma é a preferida, mas no caso dela é bem diferente neh.
    No final eu acho que a escolha da Kate foi a melhor pra ela e pra irmã Anna.

    ResponderExcluir
  2. Jujuba, queria, eu fiquei absolutamente encantada com esse filme! Achei surpreendente!
    E, sim, de fato concordo que a decisão foi a mais acertada possível...
    Bjs flor!
    Déia

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Já faz um bom tempo que assisti. Não tem como não se emocionar.

    Beijo

    ResponderExcluir

"Onde eu não estou
as palavras me acham."
Manoel de Barros

Olá! Fico muito feliz pela sua visita! Responderei ao seu comentário por aqui, portanto volte logo, sim?
Um abraço apertado a todos que por aqui passarem!
Déia
PS: Não esqueça de deixar o link do seu blog no Mural de Devaneios (Mural de Recados) para que eu possa retribuir sua visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Analytics